

Odontogeriatria
![]() |
---|
Odontogeriatria é o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos. Trata-se de uma nova especialidade odontológica
e sua existência atual se deve principalmente devido aos avanços da medicina em prolongar a sáude dos indivíduos.
Diversos perguntam da necessidade da Odontogeriatria; eis aqui algumas justificativas:
-
Problemas bucais comprometem sistema digestivo do idoso e saúde sistêmica.
-
Falta de dentes aumenta chances de morte por câncer, infarto e derrames cerebrais.
-
Algumas doenças sistêmicas prevalentes no idoso que devem ser de conhecimento dos dentistas: Interferência do perfil epidemiológico do idoso na atenção odontológica.
-
Autopercepção e condições de saúde bucal em uma população de idosos.
-
O conhecimento da necessidade de proceder a profilaxia antibiótica em casos específicos justifica um conhecimento maior do CD especialista em idosos. Ou seja, um dentista desavidado pode levar a bacteremias com consequencias importantes ao idoso.
-
Mudanças da boca com o envelhecimento.
Com essa nova especialidade os cirurgiões dentistas poderão obter mais conhecimentos e atender ao idoso de forma mais direcionada e profunda. Conseguindo diferenciar o que faz parte do envelhecimento normal ou não, indicar tratamentos e propor soluções.
Assim fica evidente a necessidade de uma intervenção interdisciplinar no que se refere ao tratamento do paciente idoso. Protocolos específicos podem ser desenvolvidos no sentido de melhorar o atendimento e a seqüência do tratamento a pacientes conscientizados e estimulados com relação à necessidade do tratamento odontológico, visando, assim, a um resultado favorável.